quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sobre a dor e o sofrimento - parte 2

Uma das citações mais verdadeiras e belas que conheço está em algum lugar, quando um homem sábio vivia e escrevia e disse que Deus pôs a eternidade no coração do ser humano. Não concorda comigo, leitor, que isso é belo demais? É profundo, é verdadeiro e faz eco na alma.

Nosso coração foi feito pra ser eterno, pra nunca se tornar pó e assim, sente eterno e tudo vive eternamente. E eu penso que nisso reside a explicação de todos os nossos sofrimentos.

Quando algo nos magoa, nos arranca lágrimas, noites de sono, dias de paz e nos faz sofrer, sofremos porque, em nosso íntimo não vislumbramos qualquer futuro sem aquela dor, que parece durar pra sempre, ser eterna.

Se ele não liga hoje, eu não consigo pensar: "Não vou sofrer porque amanhã ele ligará e essa tristeza vai acabar!" E, assim, efetivamente não sofrer. Você consegue? É capaz de não chorar doídas circusntâncias crendo que tudo passará? E nem lembrança disso mais terá?

E na mesma linha de raciocínio, é por isso também que nos frustramos, quando pensamos algo bom, prazeiroso, que toma nossos sorrisos e gargalhadas e inunda o corpo de endorfina, durará eternamente. No fim, percebemos que não é assim e, mais uma vez, sofremos.

E por essa mesma razão, observo pessoas presas a passados, ao presente ou a um futuro ainda fantástico, já que não ainda vivido, presas eternamente, sem do tal tempo conseguirem desvencilhar-se, sem conseguir ver qualquer outro tempo senão o que se vive.

"É o coração o culpado de tudo! Quem mandou ter a eternidade em si? Ou melhor, a culpa de tanto sofrimento é de Deus, que pôs a eternidade no coração. Quisera eu não tê-la em mim!", muitos podem pensar.

Termino esse tópico reiterando o que já disse anteriormente, sobre esperança. Se não tivéssemos a eternidade, que esperança teríamos, vendo tudo se desfacelar ao nosso redor? Não é exatamente a expectativa da eternidade, que gera frustração, que redunda em sofrimento, que se exaure em nos fazer esperar por algo melhor, o verdadeiro eterno?

Pra mim os suicidas são os pobres de quem lhes foi roubada a eternidade!

Nenhum comentário: